sexta-feira, 1 de abril de 2011

Cem partidos de 44 países exigem no México o fim do ataque imperial contra a Líbia

Representantes de mais de 100 partidos e organizações sociais de 44 países exigiram o fim da intervenção armada estrangeira na Líbia, no XV Seminário Internacional “Os Partidos e uma Nova Sociedade”, patrocinado e organizado pelo Partido do Trabalho (PT) do México.

A resolução, tomada por unanimidade, instou as forças agressoras lideradas pelos EUA, França e Inglaterra a “acabar imediatamente suas operações armadas e tirar suas mãos do território líbio e de toda a região árabe”.

Em observância às normas internacionais de convivência, pediram respeito à soberania do povo líbio e deixar que ele resolva seus conflitos no marco do que estabelecem suas próprias normas.

O amplo leque de forças políticas nacionais e progressistas reunidas nesse importante evento reconheceu e elogiou “o esforço do povo líbio e de seu líder Muamar Al Kadafi de dar a conhecer ao mundo a verdade dos acontecimentos”.

Rechaçaram categoricamente “a intromissão estrangeira, já que dita decisão se baseou unicamente nas notícias que transmitem os meios de comunicação a serviço do império do ocidente e norte-americano, sem mediar nenhuma investigação autorizada por algum organismo multilateral ou regional, criando um precedente grave, claramente violentador do direito internacional”.

Prévio à cerimônia de encerramento do XV Seminário Internacional, encabeçada pelo dirigente nacional do PT, Alberto Anaya Gutiérrez, no dia 19 de março, os delegados coincidiram em convocar os povos e governos do mundo a condenar essa prática atentatória do direito internacional e da paz mundial, e a se solidarizar com os povos árabes que lutam pela democracia, a paz e o desenvolvimento.

O embaixador líbio no México apresentou ante o Seminário denúncias e informações sobre a intervenção militar imperialista da Otan contra a Líbia, sendo muito aplaudido pelos mais de 600 participantes, vindos principalmente da América Latina, mas abrangendo os cinco continentes.

O XV Seminário prestou também homenagem à luta do povo hondurenho contra os golpistas que infelicitam o país, na presença do ex-presidente Manuel Zelaya e de uma ampla delegação da Frente da Resistência. Zelaya pronunciou as palavras de encerramento do evento.

Entre os partidos participantes se destacaram: o Partido Comunista de Cuba, Movimento ao Socialismo (Bolívia), Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (El Salvador), Partido do Trabalho do Vietnã, Partido Comunista da Federação Russa, Partido Comunista da China, Partido Socialista Unidos da Venezuela, Partido do Trabalho da República Popular Democrática da Coréia, Frente Sandinista de Libertação Nacional (Nicarágua), Partido do Trabalho do Brasil, Frente Democrática para a Libertação da Palestina, Die Linke (Alemanha), entre outros.

http://www.horadopovo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário