sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Por que a Líbia foi atacada


Por Stephen Lendman
10-27-11


De março de Obama 28, 2011 Endereço na National Defense University foi fiel à forma. Ele cheirava a duplicidade, a hipocrisia, e bola com cara de mentiras, dizendo:
"Por gerações, os Estados Unidos da América tem desempenhado um papel singular como uma âncora de segurança global e como um defensor da liberdade humana."
"....( W) e estão relutantes em usar a força para resolver os muitos desafios do mundo. "
"Mas quando os nossos interesses e valores estão em jogo, temos a responsabilidade de agir. Foi o que aconteceu na Líbia ...."
Durante décadas, a Líbia era "governado por um tirano .... Ele negou sua liberdade das pessoas, suas riquezas exploradas, os opositores assassinados em casa e no exterior, e as pessoas aterrorizadas em todo o mundo -. Incluindo americanos que foram mortos por agentes líbios"
Washington substituto para a Líbia e ele acertou. América é um Estado terrorista rogue, uma praga ameaçadora sobre a humanidade.
Valores democráticos, direitos humanos e civis, e princípios do Estado de Direito são não-iniciantes.
Apenas corporativa e imperial importa interesses, não eqüidade, justiça, paz na terra, e do governo de, por e para as pessoas, respeitando os direitos soberanos de outras nações.
Guerra da OTAN sobre a Líbia foi planejada muitos meses de antecedência, como todas as guerras. Por que é mais importante, ou dito de outra forma - cui bono?
Contas oficiais e canalhas mídia nunca explicar. Dezenas de artigos anteriores discutiram questões relevantes e respostas, incluindo um resumo que é mais importante. Mais sobre isso abaixo.
Fatos históricos sobre a Líbia
Como a maioria das partes da África, durante séculos, potências coloniais europeias devastadas Líbia. Durante a guerra Turko 1911 / Italiano, a Líbia foi invadida e atacada. Vinte anos de resistência desafiou colonizadores italianos.
De 1911 - 1943, a ocupação da Itália foi brutal. Os líbios nunca se esqueceu. Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos, Inglaterra e França dominaram a região. Em 1951, eles combinaram três regiões distintas na Líbia - Cirenaica, no leste, Tripolitânia, no oeste, e Fezzan, no sul.
Grã-Bretanha entronizado rei Idriss. Ele deixou a América, Grã-Bretanha e França mantêm bases militares e defender os interesses corporativos. Base de dados da América Air Wheelus perto de Trípoli dominou a bacia do Mediterrâneo. Washington quer uma ou mais super-bases construídas em terrenos da Líbia como plataformas de lançamento contra a região.
Em 1955, o petróleo líbio foi descoberto. Três potências coloniais controlada até setembro sem derramamento de sangue de Gaddafi 1, 1969 golpe, derrubar o rei Idris. Foi um anti-imperial revolução socialista. Dominação estrangeira terminou.
Gaddafi apoiado pan-africanismo - Estados Unidos da África, livre da dominação imperial. Era uma visão compartilhada por Marcus Garvey, Kwame Kkrumah, Sekou Toure, Julius Nyerere, Jomo Kenyatta, William Tubman, Abd Gamal Nasser, entre outros. Mais sobre isso abaixo.
Ele também queria líbios de participar da riqueza petrolífera do país, uma noção estrangeira para a América e outras sociedades ocidentais.
Sob a sua Decisão de 1999 N ° 111, todos os líbios tem assistência médica gratuita, educação, electricidade, água, treinamento, reabilitação, assistência habitacional, de invalidez e de velhice, empréstimos sem juros, estado, bem como subsídios generosos para estudar no exterior, comprar um carro novo, ajudar os casais quando se casam, a gasolina praticamente livre, e muito mais.
Alfabetização sob Gaddafi passou de 20 - 80%. Hospitais da Líbia e clínicas privadas foram alguns dos melhores da região. Agora eles estão em frangalhos. Alguns, de fato, foram bombardeados ou danificado na luta contra o outro. NATO mentiu dizendo apenas alvos militares foram atacados.
Estratégia imperial da OTAN envolve alvejar civis e infra-estruturas vitais, incluindo a energia, comunicações, instalações de cuidados médicos, e outros essenciais para sites vida.
Antes que a guerra começou, os líbios tiveram mais alto padrão de vida da África. De acordo com David Blundy e livro de Andrew Lycett intitulado, "Kadafi da Líbia e do Revolution.http: / / www.amazon.com/Qaddafi-Libyan-Revolution-David-Blundy/dp/0316100420"
"Os jovens estão bem vestidos, bem alimentados e bem educados .... Cada líbio recebe livre, e muitas vezes a educação, excelente, serviços médicos e de saúde. Faculdades Nova e hospitais são impressionantes por qualquer padrão internacional".
"Todos os líbios têm uma casa ou um apartamento, um carro, ea maioria tem televisões" e outras conveniências. "Comparado com a maioria dos cidadãos de países do Terceiro Mundo, e com muitos (outros), os líbios têm muito bom mesmo", incluindo uma habitação decente ou uma renda livre de apartamento.
Livro Verde de Khadafi, de fato, afirma, "A casa é uma necessidade básica do indivíduo e da família, por isso não deve ser propriedade de outros." Abrange também outras políticas sociais benéficos, dizendo:
"As mulheres, como homens, são seres humanos.
....( A) indivíduos terá um direito natural de auto-expressão por qualquer meio ....;
Em uma sociedade socialista nenhuma pessoa pode ser proprietária de um meio de transporte privado com a finalidade de alugar para outras pessoas, porque isso representa controlar as necessidades dos outros.
O sistema democrático é uma estrutura coesa cuja fundação pedras são firmemente estabelecido acima do outro (por meio de Conferências Popular e Comitês). Não há absolutamente nenhuma concepção de sociedade democrática que não seja isso.
Nenhuma representação do povo - a representação é uma falsidade. A existência dos parlamentos está subjacente a ausência do povo, para a democracia só pode existir com a presença do povo e não na presença de representantes do povo. "
Ideologia Livro Verde rejeita democracia ao estilo ocidental e capitalismo predatório, exploração, especialmente neoliberal. É uma das muitas razões pelas quais Gaddafi foi derrubado.
Ele forneceu impressionantes benefícios sociais, incluindo a terra livre, equipamentos, animais e sementes para a agricultura para promover a auto-suficiência alimentar. Além disso, todos os alimentos básicos eram subsidiados e vendidos por uma rede de "lojas de pessoas."
Além disso, desde a década de 1960, as mulheres tinham o direito de votar e de participar politicamente. Eles também podem possuir e vender a propriedade, independentemente de seus maridos. De acordo com a Cláusula Proclamação dezembro 1969 Constitucional 5, eles têm um estatuto de igualdade com os homens, inclusive para a educação eo emprego, mesmo que os homens desempenham papéis de liderança na sociedade.
Até Washington e da NATO bloqueado sua aprovação, o Conselho de Direitos Humanos da ONU líbio Gaddafi elogiou em sua janeiro 2011 "Relatório do Grupo de Trabalho sobre a Revisão Periódica Universal:. Líbia Árabe Jamahiriya"
Ele disse que seu governo protegidas "não só os direitos políticos, mas também direitos econômicos, educacionais, sociais e culturais." Ele também elogiou o tratamento das minorias religiosas, e "formação em direitos humanos" das suas forças de segurança.
Em oito meses, máquina de matar da OTAN destruíram 42 anos de realizações, beneficiando todos os líbios. Por que mais um número esmagador apoiá-lo?
Depois de a NATO atacou, centenas de milhares se reuniram abertamente para ele. Em 01 de julho, 95% da população de Trípoli (mais de um milhão forte) expressou seu apoio na Praça Verde.
Antes da guerra, ele se sentiu seguro o suficiente para conduzir desprotegidos pelas ruas de Trípoli. Moradores fizeram fila para animá-lo. Alguns déspota!
América e outras sociedades ocidentais devem ter os como ele. Guerras imperiais acabaria. Então, seria a fome falta de moradia, e depravação humana. Em vez disso, "nova ordem mundial" imperialistas querem riqueza e super-poder compartilhado apenas por seus poucos privilegiados.
A Líbia é um dos muitos alvos. Outros seguirão para extinguir a liberdade em todos os lugares se tiverem sucesso. Oposição universal precisa detê-los. O fracasso não pode ser tolerada. A alternativa é muito triste imaginar.
Por que Gaddafi foi alvejado
Informações a seguir foi discutido anteriormente. Vale a pena repetir agora. Gaddafi visão marcou-o para remoção. Era apenas uma questão de quando, mesmo que ele cooperou com as potências ocidentais post-9/11 sobre assuntos de inteligência e terrorismo.
Até vilipendiado e alvo, ele foi bem recebido nas capitais ocidentais. Em 2003, ele veio do frio, tornou-se valioso aliado do Ocidente, e teve reuniões e discussões com altos funcionários como o Reino Unido primeiros-ministros Tony Blair e Gordon Brown, da França, Nicolas Sarkozy, da Itália, Silvio Berlusconi, Secretário de Estado dos EUA Condoleeza Rice, e os outros.
Ele também participou da Summit 2009 G-8 em L-Aquila, Itália, como presidente da União Africano. Na época, ele conheceu e apertou a mão de Obama.
Além disso, a ABC News entrevistou ao vivo, e em 21 de janeiro de 2009, The New York Times publicou sua op-ed manchete: "A Solução Um Estado" para resolver o conflito israelo / palestiniano. Ele chamou de "viver sob o mesmo teto .... a única opção para uma paz duradoura."
Em 16 de maio de 2006, Washington restaurado relações diplomáticas plenas, retirando Líbia a partir de seus patrocinadores estado de lista de terrorismo. Na época, Rice chamou o movimento:
"Resultados tangíveis que fluem as decisões históricas tomadas pela liderança da Líbia em 2003 para renunciar ao terrorismo e abandonar suas armas de destruição em massa de programas .... A Líbia é um importante modelo de nações ao redor do mundo para pressionar mudanças no comportamento do Irã e regimes da Coréia do Norte. "
Ela também elogiou a "excelente colaboração" Gaddafi na luta contra o terrorismo. Além disso, ele abriu os mercados da Líbia aos interesses ocidentais, organizando lida com Big Oil gigantes BP, ExxonMobil, Shell holandês real, Occidental, a francesa Total, Eni Gas Itália e outros. Ao que tudo indica, ele se juntou ao clube, então por que ligar ele?
Embora a bordo de alguma forma, ele não estava muito sobre os outros. Ele apoiou os direitos dos palestinos, contra a ocupação israelense eo cerco de Gaza.
Antes, ele apoiou as lutas anti-apartheid na África do Sul, bem como outros na Irlanda do Norte, Espanha e em outros lugares.
Ele não tinha nada a ver com a derrubada Pan Am 103 em Lockerbie, Escócia, em 1988. Nem Abdel Basset Ali al-Megrahi. Juízes escoceses sabia que ele era inocente, mas foram pressionados para condenar.
Gaddafi nunca admitiu culpa. Ele assumiu a responsabilidade apenas de ter sanções internacionais removido. Para este dia, ele e al-Megrahi estar falsamente acusado. Provável CIA / MI6/and/or envolvimento Mossad nunca é mencionado.
America tentaram e falharam inúmeras vezes para assassiná-lo, incluindo a tentativa de Ronald Reagan em 1986. Esforços secretas da CIA financiou grupos de oposição. Em 1981, eles ajudaram a criar a Frente Nacional para a Salvação da Líbia (NFSL) e sua ala militante chamado Exército líbio Nacional com sede no Egito, perto da fronteira da Líbia.
Junto com EUA e Reino Unido Forças Especiais, foi diretamente envolvidos em instigar a insurreição em fevereiro passado. Não foi homegrown. Como na Síria, foi gerado externamente.
Gaddafi optado por AFRICOM. É um dos nove comandos globais do Pentágono para controlar África e Bacia do Mediterrâneo, incluindo suas rotas de energia estratégica de trânsito e pontos de estrangulamento, crucial para manter aberto para as economias do mundo.
Todos os países Africano participar, exceto Sudão, Zimbábue, Costa do Marfim, Eritreia e Líbia até agora. Ele também apoiou a iniciativa de criar um Estados Unidos de África, enquanto que Washington quer divisões facilmente exploráveis. Mais sobre isso abaixo.
Além de em nono no mundo com 42 bilhões de barris das reservas de petróleo provou (e grandes quantidades de gás), o seu potencial inexplorado é acreditado muito maior. Além disso, ser quase livre de enxofre, que é ainda mais valorizado pela sua altíssima qualidade. A questão não é o acesso, é o controle sobre quem desenvolve, produz e recebe-lo em que quantidades.
Em janeiro de 2009, Gaddafi queria nacionalizar petróleo líbio, mas seu calendário enfrentou resistência interna. De acordo com Pravda.ru "s 25 março, 2011 artigo intitulado"? Razão para a guerra Gaddafi queria nacionalizar o petróleo ", ele considerou a opção por causa dos preços baixos do petróleo no momento, dizendo:
"Os países exportadores de petróleo deve optar pela nacionalização por causa da queda rápida dos preços do petróleo. Devemos colocar a questão na mesa e discutir isso a sério. Oil deve ser propriedade do Estado, neste momento, para que pudéssemos controlar melhor os preços de o aumento ou diminuição na produção. "
Em fevereiro de 2009, ele pediu o apoio do público para distribuir a riqueza de petróleo da Líbia diretamente ao povo. No entanto, altos funcionários temiam perder seus empregos "devido a um plano paralelo por Gaddafi para livrar o Estado da corrupção." Possível fuga de capitais também foi um problema.
Como resultado, o Comitê Popular da Líbia votou 468-64 para atrasar os planos de nacionalização, embora a maioria visualizada 251 fazê-lo como positivo.
Nota: Gaddafi não considerou como poderoso insiders manipular todos os mercados para cima ou para baixo para o lucro, incluindo o petróleo, independentemente da demanda. É uma fraude descarada, mas continua o tempo todo, especialmente em Wall Street, em conluio com Washington.
Man-Made Grande Líbia River (GMMR) estava desenvolvendo um aqüífero do tamanho do oceano sob o deserto para irrigação, consumo humano e outros usos. Em 2007 as taxas de consumo, que pode durar mil anos. Não admira Gaddafi chama seu Sistema Aqüífero Nubian Sandstone (INE), a "Oitava Maravilha do Mundo".
Em questão, é claro, é privatizá-lo, fazendo da água inviável para muitos, inclusive a maioria dos líbios. Em outras palavras, os predadores ocidentais querem que explorou ao máximo lucro, uso não equitativa como um recurso público.
Abril 13 Ellen Brown artigo intitulado "A Líbia: All About Oil, ou All About Banking" levantou uma outra, facilmente esquecido problema,. Quem controla o dinheiro da Líbia, a força vital de cada economia? Em 1970, Henry Kissinger disse: "óleo de controle e você controla as nações alimentos. Controle e você controlar as pessoas." Ele deixou de fora o dinheiro, o poder supremo de controlar tudo, porque sem ela colapso economias.
Em questão é o controle público ou privado, como a maioria das nações, incluindo a América sob reserva de propriedade e operados de Wall Street Federal.
De acordo com Gaddafi, o Banco Central da Líbia era estatal. Em outras palavras, ele criou seu próprio dinheiro, o dinar líbio, sem juros a ser utilizada de forma produtiva para o crescimento econômico, não a especulação, os lucros e bônus para banqueiros predadores.
No entanto, após a intervenção da NATO de Washington levou o Banco Central privada controlada de Benghazi foi criado para deixar os banqueiros ocidentais não, líbios, as coisas funcionam. Controlar o dinheiro de fato aparece uma importante razão para intervir, talvez o mais importante de todos.
Em 24 de abril, Manlio Dinucci artigo do Global Research intitulado, "Heist Financeiro do Século: confisco de fundos soberanos da Líbia riqueza (SWF)", dizendo:
Além do dinheiro, petróleo, gás, água e outras razões, a "Autoridade de Investimento da Líbia (LIA) gere" cerca de US $ 70 bilhões, "subindo para mais de $ 150 bilhões (incluindo) os investimentos estrangeiros do Banco Central e outros organismos. Mas pode ser mais. "
Confisco dá-nos interesses / NATO dinheiro fácil para seus próprios propósitos. Na verdade, além de guerra, o negócio dos Estados Unidos é roubo em aliança com parceiros ocidentais, Wall Street e outros interesses corporativos.
Gaddafi promovido pan-Africano unidade, Estados Unidos da África que ele esperava para levar contra as potências ocidentais querem balcanizados estados facilmente controlado.
A Líbia foi central para a independência da África, incluindo a liberdade de bancos centrais e agências predatória de empréstimos internacionais, atuando como agiotas de último recurso.
Ele também financiado por satélite da África do únicas comunicações. Ao fazer isso, ele salvou centenas de milhões de dólares para chamadas de baixo custo de entrada e saída.
Além disso, ele atribuídos dois terços dos 42000000000 dólares necessários para lançar um público Banco Central Africano (HQ'd na Nigéria), um Fundo Monetário Africano baseado em Camarões, e um Banco Africano de Investimento HQ'd na Líbia.
A administração Obama roubaram o dinheiro e impediu. Se forem criados, que teria fornecido a baixo custo (ou talvez sem juros) os empréstimos para a saúde, educação e outros projetos sociais, bem como o desenvolvimento de infra-estrutura vital em participar estados Africano.
Washington e da NATO parceiros destruiu sua visão para o estupro da Líbia para o lucro e explorar o seu povo. Elemento que o imperialismo do núcleo. Gaddafi queria nada disso. Como resultado, ele tinha que ir.
Ele defendeu uma "Gold Standard", nova substituição de dólares com dinares de ouro. Estados africano e muçulmano apoiaram para fornecer riqueza monetária real e valor, livre de agências de empréstimos predatórios e moedas desvalorizando fiat.
Washington determinado a impedi-lo de manter a reciclagem de petrodólares e da hegemonia do dólar como moeda de reserva mundial.
Em 1977, Kadafi transformou a República da Líbia em Jamahiriya Popular Socialista Árabe Líbia - ". Estado das massas", uma Em 1979, ele estabeleceu a democracia participativa direta, devolvendo o poder aos líderes tribais. Em 1986, a Líbia tornou-se Jamahiriya Popular Socialista da Líbia Grande árabe.
Um líder revolucionário, Gaddafi foi um visionário. Ele queria que a sociedade da Líbia com base na equidade, justiça e distribuição justa da riqueza. Nasser disse que ele representava o nacionalismo árabe e unidade.
Seus defeitos de lado, os líbios o apoiou esmagadoramente. Eles ainda fazem. Seu espírito drives sua luta revolucionária pela liberdade. Eles não vão parar até que seja alcançado.
Stephen Lendman vive em Chicago e pode ser alcançado em lendmanstephen@sbcglobal.net.
Também visitar o seu blog em sjlendman.blogspot.com e ouvir de ponta discussões com convidados ilustres na Hora Progressive Radio News no Progressive Radio Network quintas-feiras às 10:00 horário central dos EUA e sábados e domingos ao meio-dia. Todos os programas são arquivados para ouvir fácil.
http://www.progressiveradionetwork.com/the-progressive-news-hour/.
http://www.rense.com/general95/hyd.htm



Todos escritos por membros da AbundantHope são protegidas por copyright
© AbundantHope 2005-2011 - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário