quarta-feira, 6 de março de 2013

Dennis Rodman: “Kim Jong Un é meu amigo; mexeu com ele, mexeu comigo”


  O norte-americano Dennis Rodman, antigo jogador de basquete da NBA fez uma visita com uma grande comitiva de jogadores e jornalistas por quatro dias a Pyongyang, capital da República Popular Democrática da Coreia – RPDC. Os visitantes ficaram em Pyongyang de terça-feira (26) à sexta-feira (1).

  No roteiro de visitas o Memorial Kumsusan, o Monumento à Ideia Juche, o Arco do Triunfo entre outros locais importantes da cidade.
Dennis Rodman elogiou o líder máximo da Coreia, Kim Jong Un, dizendo que ele “é um homem maravilhoso que ganhou o amor de seu povo”, afirmou à Xinhua no aeroporto, antes de sua partida de volta aos EUA e acrescentou “o povo coreano é impressionante, são maravilhosos, tenho muita consideração por eles. Kim Jong Un é como seu avô e seu pai que foram grandes líderes, é uma pessoa maravilhosa, muito honesto e quer muito bem a sua esposa, disse o antigo ídolo do Chicago Bulls.
  Rodman disse em sua despedida de Pyongyang que “queria trazer mais amigos à RPDC para conhecer Kim Jong Un pois não há que odiar as pessoas, a vida não se trata disso”.
  Sobre as relações da RPDC com os EUA ele disse que “uma pessoa só não pode fazer nada. Seu país e seu povo o querem bem. Eu o quero bem, é um homem maravilhoso”, repetiu.
  Entre os compromissos do atleta americano em Pyongyang, um jogo de sua equipe de quatro jogadores de basquete onde dois jogaram com cada equipe local. A partida terminou em empate de 110 X 110, onde Dennis e Kim sentaram juntos, conversaram em inglês sem interprete e riram muito durante toda a partida. Ao fim do jogo Kim recebeu um uniforme do Harlem Globetrotters como presente dos convidados norte-americanos. Dennis em breve discurso, afirmou que “Kim poderia ver nele um amigo pela vida toda”. A TV estatal transmitiu a partida e informou ao público que Kim deu boas vindas calorosas aos visitantes.
  Kim ofereceu aos visitantes um banquete na sede do Comitê Olímpico da RPDC e afirmou que “espera que o intercâmbio desportivo sirva para promover o entendimento mútuo entre os povos de ambos os países.”
  Dennis Rodman qualificou de “maior prazer a oportunidade de estar junto com Kim Jong Un e sua esposa” e manifestou sua esperança de que “o intercâmbio nos esportes continue entre os dois países.
  Uma equipe de filmagem da companhia Vice com sede em Nova York acompanhou e documentou a visita gravando imagens que serão utilizadas em um programa de televisão da cadeia HBO no fim do ano.
  De volta aos EUA Dennis Rodman declarou ao programa “This Week” do canal ABC referindo-se a Kim Jong Un: “Ele é meu amigo.”

ROSANITA CAMPOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário