sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Prefeitos sul-africanos cancelam visita a Israel em apoio a palestinos


Diversos prefeitos da província de KwaZulu na África do Sul desistiram de viajar a Israel. Desavisados, os prefeitos das cidades sul-africanas pretendiam atender ao convite formulado pelos lobistas pró-Israel abrigados no Fórum África do Sul-Israel.
Ao ser informado da intenção dos prefeitos o vice-ministro sul-africano Ibrahim Ibrahim, os desencorajou pois os prefeitos de um país que viveu e venceu o apartheid não podem desconsiderar o "tratamento e a política de Israel em relação ao povo palestino".
"Nós desaconselhamos firmemente os sul-africanos de visitarem tal país", disse ainda o diplomata.
"Ainda mais quando consideramos que as prefeituras fazem parte do conjunto do Estado da África do Sul", acrescentou Ibrahim.
Um dos fundadores do Congresso Nacional Sul Africano, de origem judaica, Roni Kasrills saudou a iniciativa do governo. "A rejeição deste convite oportunista é recomendável e um exemplo para todos os sul-africanos que acreditam na justiça e na solidariedade com os palestinos assaltados em seus direitos".
O vice-secretário de Relações Internacionais da Confederação dos Sindicatos Sul-Africanos, Zanele Matebula, declarou que a COSATU "apoia integralmente a decisão baseada em princípios de não irem nesta viagem organizada pelo lobby israelense".

Nenhum comentário:

Postar um comentário