sexta-feira, 16 de março de 2012

Pelo fechamento da Otan

 A verdadeira face da famigerada OTAN (SATAN)


Nos próximos dias 20 e 21 de maio a Otan realizará em Chicago uma importante reunião de cúpula. Os Chefes de Estado e de Governo que integram essa aliança se pronunciarão sobre as intervenções militares da Otan e sobre a presença de armas nucleares americanas na Bélgica e na Europa.
Uma ação contra a Otan está prevista para o dia 1º de Abril. A operação “Otan Game Over” tem por objetivo suscitar o debate e organizar uma intervenção humanitária na sede da Otan em Bruxelas.
Como um preâmbulo da reunião de Chicago as organizações Vredesactie e Ação para a Paz lançaram uma vasta campanha de sensibilização contra a Otan sob o slogan “Isso dito, a Otan deve ser fechada”. Em 1º de Abril centenas de militantes pela paz e várias delegações vindas de sete países europeus realizarão uma ação humanitária não violenta no local onde fica a sede da Otan em Evere.
A ação visa conscientizar um largo público sobre os problemas da Otan, suas intervenções militares, seu arsenal nuclear e dessa maneira promover o debate sobre a adesão da Bélgica à Otan.
“Efetivamente esse debate tem sido inexistente”, declarou a organização Vredesactie. Ora, a adesão do nosso país nos traz pesadas consequências pois nosso governo participou das decisões concernentes às guerras da Líbia, do Afeganistão. O parlamento deu sinal verde ao governo sem colocar qualquer questão. As armas nucleares americanas na base militar de Klein Brogel são ilegais segundo o direito internacional. Nosso governo aceita isso enquanto a maior parte dos belgas querem a retirada do país das armas nucleares. Os representantes do governo belga na Otan aprovaram o escudo antimíssil e admitiram que os estados membros da União Europeia participem do financiamento, tudo isso sem o menor debate público”. Para a organização Vredesactie as coisas são claras: “A Otan cria mais problemas que resolve”. Por que “não há nada mais perigoso para a paz no mundo que uma aliança militar cujos países membros, unidos para atacar, promovem guerras internacionais, possuem armas nucleares e estão prontos a utilizá-las em primeiro lugar”.
Por ocasião da próxima cúpula da Otan em Chicago Vredesactie solicitou uma entrevista com o Ministro da Defesa Pieter De Crem, mas este declinou da demanda respondendo secamente que, segundo ele, essa discussão deve inicialmente acontecer no seio do parlamento. Razão suficiente para dar ao parlamento das ruas a palavra no dia 1º de Abril diante da sede da Otan.
Isso dito, a Otan deve ser fechada.

Bert De Belder

(Artigo publicado no dia 13 de março em Bruxelas pelo jornal Solidaire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário